Pular para o conteúdo principal

#33 – Indiferença: como esse sentimento pode impactar positivamente nos seus resultados



Seja indiferente com consciência!


Podemos começar pela definição da palavra indiferença, que é aquela pessoa que não demonstra preferência ou emoção, que não reconhece a importância de algo, ou seja, você não dá tanta importância para tal acontecimento, seja ela para os bons ou maus eventos.


Por que isso?


Porque quando você tem um resultado negativo, a tendência é que você fique chateado, frustrado ou magoado, depende do caso, contudo, para todos os fatos, entrar em modo de indiferença seria não deixar essas emoções impactar no seu valor, pois resultados negativos tendem a nos colocarmos para baixo, porém, sabemos que a única pessoa que tem esse poder somos nós mesmos. Um, dois, três, vários resultados ruins não podem impactar no seu valor, mas sim, podem mostrar o que pode ser melhorado em nós, sem perdemos a nossa essência. Isso não é negar o sentimento negativo, você deve aceita-lo, porém não nutri-lo.


Ser indiferente nesse sentido seria você não ficar se lamentando por algo não ter saído do modo como você esperava, e sim comemorar porque você fez, mesmo você correndo o risco de levar um não, você foi proativo. Pense: quantas pessoas não fizeram por medo...eu fiz! Eu superei o meu medo, e eu me orgulho disso.

Já para o resultados positivos....


Por que ficar indiferente para resultados positivos?!



Porque o tamanho da sua felicidade em um resultado positivo poderia ser da mesma proporção para um resultado negativo. Sendo mais específica, se você fica muito feliz quando ganha algo, comemore, mas não muito, tenha um equilíbrio, pois se por algum acaso um dia perder, há grandes chances de você conseguir lidar melhor com a ausência, pelo fato de você não ter gerado uma alta intensidade de emoção ao ganhar.


Exemplo de quando você tem essa consciência:


Quando você passa no vestibular, você fica feliz, você comemora, pois você se esforçou, mas você sabe que isso não altera seu valor, você não é mais e nem menos por ter passado em um vestibular, você apenas passou para um próximo passo da sua vida, você ganha o status universitário, não é quem você é.



Fez sentido?

Entrar em modo de indiferença para com os seus resultados não impede você de ser melhor!




Comentários

  1. Bom, cada um tem opinão sobre cada coisa.
    Ser indiferente com consciencia parece ser coisa de hipster.
    "Nos odiamos essa coisa porque é popular"
    Mas ...minha opinao nao vai ser a mesma da sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizandra, fiz uma pesquisa a respeito de hipster, pois nunca tinha ouvido a respeito.
      Pelo que entendi, hipster são grupo de pessoas que tem estilo próprio, que inventa moda, gostam de lances bem alternativos, considerados descolados.

      Ser indiferente com consciência talvez teria uma sutil ligação com os hipster, pois seria uma ferramenta alternativa da inteligência emocional social para lidar melhor com suas emoções.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

#12 – Assumir as responsabilidades da sua vida

Quem nunca? Por poucas ou diversas vezes, nós acabamos justificando as nossas errôneas atitudes, através de outras más ações das pessoas, o que nos descaracteriza da responsabilidade pelos nossos atos, e ter essa falsa crença não faz você se questionar, sendo assim não te faz evoluir, porque todos os seus erros serão de responsabilidade dos outros, e não de fato seu. Quem nunca cometeu esse engano? Eu já. Conforme, a frase do filósofo Jean Paul Sartre: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” Ao sofrermos um afronto, por exemplo, temos a tendência de seguirmos nossos impulsos, ou seja, agiremos de forma primitiva, e esquecemos que temos um intervalo de tempo entre o estímulo e a resposta, que é a nossa liberdade de escolha, com isso podemos reagirmos através da nossa razão, deixando de lado nossas emoções. Assuma o controle das engrenagens da sua mente! ESTÍMULO -----> LIBERDADE DE ESCOLHA -----...

#20 - Entretenimentos x Sentimento de solidão

Aproximadamente há duas décadas, não se falava em smartphones, wifi, tablets, jogos online, e aplicativos como: what’s, instagran, facebook, snapchat, messenger, tinder, skype, entre milhares de outros. Graças a essas ferramentas de comunicações, podemos matar saudades de parentes a longa distância, fazer novas amizades, postar e personalizar fotos e vídeos, expor opiniões, trocar ideias, fazer videoconferência e etc. Contudo, estamos no século no qual se tem maiores índices de pessoas se sentindo sozinhas e deprimidas de todos os tempos, mesmo com todos esses entretenimentos. Tem explicação? Século XXI - Estar para vir muito mais! Postar em aplicativos, e até mesmo criar expectativas que pessoas curtam, não considero algo como a ser precavido, porém é necessário estar em alerta para aquelas pessoas que necessitam de terem x curtidas, y visualizações, e z quantidades de matches em app de relacionamentos, utilizando disso exclusivamente para manter sua autoestima elevada, o que...

#16 – A conexão da autoestima com a autoconfiança

Meditação: você com sua essência. Pratique! Já alguns anos a palavra autoestima tornou-se popular entre nós, muitos sabem seu significado completo, porém, alguns usam apenas a autoestima como referência para falar sobre beleza exterior. Então, vamos entender melhor o seu significado com um todo, conforme informa no dicionário, autoestima: “Característica da pessoa que se valoriza, estando satisfeita com sua maneira de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões: o aumento da autoestima pode melhorar a qualidade de vida.” Não tenho dúvidas que estamos aqui para evoluir como seres humanos, e que nós devemos nos aceitarmos como de fato somos, claro, conectada com a nossa essência. Contudo, muitas pessoas acabam interpretando essa ideia de maneira equivocada, pois, logo pensam: já que devo me aceitar como eu sou, não vou buscar melhorar, mesmo tendo notado que a mudança seja necessária, simplesmente fixam a f...