Pular para o conteúdo principal

#52 - FOCO E MULTITAREFAS: HOMENS X MULHERES

 


Recentemente, por um acaso me veio um vídeo no YouTube do canal CNN Tonigth para assistir com o tema: FOCO, e logo me propus a ver.

Coincidentemente, dias atrás me peguei numa conversa com alguém a respeito: foco versus multitarefas, ter essa habilidade de fazer tudo ao mesmo tempo de fato é bom?

Hoje em dia é muito comum verem as pessoas sendo multitarefas, e reza a lenda que mulheres têm mais facilidade disso do que os homens. Será mesmo?!

No talk-show apresentado por Mari Palma, Gabriela Prioli e Leandro Karnal (CNN Tonigth) debatem a respeito, através de comentários feitos pela neuropsicóloga Julia Kuczynski. A mesma informa de que atualmente existem muito mais distrações hoje em dia, e que ser uma pessoa multitarefa pode sim acarretar no comprometimento da qualidade daquilo do que se quer fazer, e consequentemente, pode-se prologar a execução da tarefa.

Existe a sensação de que fazer várias coisas ao mesmo tempo, pode-se tornar uma pessoa mais produtiva, porém, como explica a Dra. Julia Kuczynski, nosso cérebro se força a se reorganizar e adaptar ao processo de raciocínio pra distribuir atenção das tarefas, e isso uma hora torna-se extremamente desgastante.

Existem estratégias para ser uma pessoa melhor focada, e uma delas é afastar de você o que pode tirar o seu foco, um caso muito comum nos dias de hoje é o celular, alguns deixam no silencioso, outros desligam ou guardam em outro canto quando forem realizar uma atividade que requer foco ou simplesmente para dar um tempo de redes sociais, na quais são fácies de viciar. Todavia, nosso cérebro não consegue permanecer por muito tempo focado, e isso requer uma pausa para recarregar as energias, essa distração sim é benéfica. Posso até citar aqui a técnica do pomodoro, na qual ajuda a gerenciar o seu tempo durante o dia.

Saber organizar o seu tempo, entender o que precisa ser priorizado, e trabalhar a disciplina, ajuda a melhorar a falta de foco, geralmente trás melhores resultados, porém requer constante prática. Foco é mais uma questão de treinamento!

E, falar a respeito sobre multitasking (multitarefas) de homens x mulheres, dizer que especificamente somente o gênero feminino tem esse poder é mito, isso é comprovado em estudos pela revista científica PLOS ONE, conforme é citado durante o talk-show, o que existe é um hábito na qual as mulheres por longa data e até hoje se programaram para darem conta dos serviços da casa e cuidados aos filhos ao mesmo tempo, o que acabou se tornando uma habilidade de multitarefas, não é algo nato do gênero, isso é senso comum, reforça a psicanalista Vera Iaconelli em sua participação.

Por fim, apresentadores também chegam num consenso de que cada um tem o seu poder de concentração, alguns conseguem de fato melhor concentração ouvindo uma música pra realizar uma atividade, ou seja, cada um busca uma melhor estratégia conforme suas percepções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#51 - É LIBERTADOR...

  Já não sei mais o que escrever. Porque tudo já escrito foram grandes aprendizados em teoria. Agora está se tornando algo na prática. A fala cada vez mais está se aproximando do que se faz, é um processo... A bela teoria foi entendida não somente na mente, mas como também na essência. E quando se vive isso, a sensação é de renascer das cinzas, é forte! Quase tudo fica mais leve, e o que ainda pesa, já não tem mais o mesmo fardo. É libertador quando se auto perdoa, quando se permite, quando se olha pra dentro e ouve aquilo que se quer, e dá um jeito de ir atrás. É libertador sair das amarras, e entender que cada um tem sua escolha, e que somos responsáveis somente pelas nossas escolhas e não a do outro. É libertador não remoer toda vez que se lembrar de algo que não saiu do jeito que gostaríamos, mas que virou um aprendizado, e permitiu subir um degrau para a evolução do ser. Não que não bata uma leve tristeza, mas é diferente de remoer. É libertador querer se conhecer em todos os mome

#12 – Assumir as responsabilidades da sua vida

Quem nunca? Por poucas ou diversas vezes, nós acabamos justificando as nossas errôneas atitudes, através de outras más ações das pessoas, o que nos descaracteriza da responsabilidade pelos nossos atos, e ter essa falsa crença não faz você se questionar, sendo assim não te faz evoluir, porque todos os seus erros serão de responsabilidade dos outros, e não de fato seu. Quem nunca cometeu esse engano? Eu já. Conforme, a frase do filósofo Jean Paul Sartre: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” Ao sofrermos um afronto, por exemplo, temos a tendência de seguirmos nossos impulsos, ou seja, agiremos de forma primitiva, e esquecemos que temos um intervalo de tempo entre o estímulo e a resposta, que é a nossa liberdade de escolha, com isso podemos reagirmos através da nossa razão, deixando de lado nossas emoções. Assuma o controle das engrenagens da sua mente! ESTÍMULO -----> LIBERDADE DE ESCOLHA -----&g

#9 – O hábito de reclamar!

Já parou para pensar quantas vezes no nosso dia a dia ouvimos as pessoas se queixarem? E não estou me referindo à questão de desabafar, na qual acho necessário, e que existem pessoas certas para isso, na qual deve ser escolhido com critérios, falar sobre o que nos deixa para baixo é saudável, desde que tenha um equilíbrio. Porém, existem pessoas que nunca estão satisfeitas com nada, reclamam todos os dias, às vezes chegam até mesmo criar situações para se queixarem. Reclamar virou um hábito, melhor dizendo um mau hábito. Vocês conhecem alguém assim, já conheceram ou vocês mesmos se identificaram? Talvez alguns nem percebam que tenham esse hábito, tornou-se tão automático, que praticamente é como um piscar de olhos, antes de tentar enxergar o lado positivo da situação, de imediato já reclamam.  Todo hábito acaba se tornando automático, como por exemplo, o de dirigir, no começo não conseguimos andar de carro e ao mesmo tempo relaxar e ouvirmos nossa música favorita, a gran